
Setembro 2009

?A produção descentralizada tem enormes vantagens?
Delgado Domingos, um especialista conceituado internacionalmente e com provas dadas ao longo de toda a sua actividade científica com destaque para a área das alterações climáticas, energia, ambiente é desde Dezembro de 2008 presidente do Conselho de Administração da Lisboa E-Nova.

?Do ponto de vista técnico, o balanço é positivo?
A rede urbana de frio e calor do Parque das Nações já tem onze anos e João Castanheira, director-geral da Climaespaço, faz o balanço. Garante que os preços são competitivos com elevada eficiência energética, mas diz que a recuperação do investimento está ser mais lenta do que o esperado.

Aquecimento e arrefecimento renováveis: uma nova plataforma tecnológica europeia
Começou por ser apenas uma plataforma tecnológica para a energia solar térmica. Criada em 2006, a ESTTP - European Solar Thermal Technology Platform - tinha por objectivo acelerar o desenvolvimento da tecnologia solar térmica de forma a que esta pudesse rapidamente tornar-se um recurso energético......

Lisboa: uma estratégia energética para 2013
A Estratégia-Energético Ambiental para Lisboa, oficialmente aprovada em Dezembro do ano passado, assenta na Matriz Energética, um relatório encomendado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente - Lisboa E-Nova.

Os novos edifícios
Até há muito pouco tempo atrás, falava-se em cidades energéticas do futuro e o conceito fazia-nos viajar para um mundo à parte, uma realidade algo futurista e utópica. Uma mistura de sustentabilidade e eficiência... Acontece que, também nos últimos anos, a consciência ambiental e o investimento......