Estão abertas, até dia 10 de Novembro, as inscrições à edição de 2024 dos Prémios Novo Bauhaus Europeu. A Comissão Europeia vai voltar a distinguir os melhores projectos que procuram equilibrar sustentabilidade, estética e inclusão nos espaços e na experiência das cidades, incluindo projectos para edifícios.

Em linha com o Pacto Ecológico Europeu, a Comissão Europeia está a promover uma nova edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu, que serão atribuídos em quatro categorias. Serão, assim, distinguidas iniciativas que suscitem a reconexão com a natureza ou com um sentimento de pertença, que priorizem lugares e pessoas que mais necessitam, ou que contribuam para desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida.

Os projectos dedicados a edifícios poderão ter maior expressão nestas categorias se incluírem soluções e materiais baseadas na natureza, soluções de eficiência e sustentabilidade do solo e da água, ligações ao património histórico local, processos ou produtos baseados na cultura local, modelos cooperativos, soluções circulares, preocupações com acessibilidade e com o envelhecimento da população, por exemplo. Também a recuperação de zonas degradadas ou a reconversão, renovação e regeneração de edifícios e arredores serão valorizadas.

Em cada uma das quatro categorias, serão consideradas duas vertentes paralelas. Uma, “Campeões do Novo Bauhaus Europeu”, pretende destacar projectos que, existentes ou concluídos, já têm provas dadas do seu impacto positivo para a sociedade. Na segunda vertente, “Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu”, a ideia é premiar conceitos, desde ideias com um plano bem traçado, até protótipos, cujo desenvolvimento seja da autoria de jovens com idade igual ou inferior a 30 anos.

No total, serão atribuídas vinte distinções. Os vencedores de cada categoria na vertente A irão receber um prémio monetário de 30 mil euros cada e os vencedores de cada categoria na vertente B irão receber 15 mil euros. Já os segundos classificados irão ter direito a 20 mil euros, no caso da vertente A, ou a 10 mil euros, na vertente B. Haverá ainda lugar a dois vencedores por votação pública para cada vertente e a dois vencedores de um reconhecimento especial dedicado aos esforços de reconstrução e recuperação da Ucrânia.

Os projectos serão seleccionados com base em critérios de diversidade geográfica e de contextos (rurais/urbanos, pequena/grande escala, etc.) e de equilíbrio nos tipos de transformações (física, social, etc.) trazidas pelo projecto. Como novidade nesta edição, projectos de regiões que enfrentam problemas socioeconómicos mais prementes na União Europeia irão receber uma quota de um quarto dos prémios.

As candidaturas terminam no dia 10 de Novembro, às 18 horas de Portugal Continental, e podem ser efectuadas aqui. Podem candidatar-se quaisquer residentes na União Europeia ou em países terceiros desde que os projectos submetidos estejam a ser executados na UE, na Albânia, na Bósnia-Herzegovina, no Kosovo, na Macedónia do Norte, no Montenegro, na Sérvia ou, também como novidade, na Ucrânia.

Esforços de reconstrução e recuperação da Ucrânia também serão distinguidos

Para assinalar os esforços de reconstrução e recuperação social e económica da Ucrânia, a Comissão Europeia vai estrear um prémio de reconhecimento especial. Neste contexto, serão atribuídos dois prémios, um de 30 mil euros ao vencedor e um de 15 mil euros ao segundo classificado.

Os vencedores dos Prémios do Novo Bauhaus Europeu 2024 serão conhecidos durante o Festival do Novo Bauhaus Europeu, que irá acontecer em Bruxelas entre 17 e 21 de Abril de 2024.