2013-01-22
Novo software facilita avaliação de medidas de reabilitação energética

Facilitar o processo de reabilitação energética dos edifícios é o objectivo da nova plataforma de software RetroSiM, desenvolvida por um estudante de doutoramento do Programa MIT Portugal. A ferramenta vai permitir dimensionar e sistematizar o processo de recomendação de reabilitação, fornecendo o acesso a informação necessária para identificar as medidas de intervenção capazes de minimizar o uso de energia de forma rentável, satisfazendo as necessidades dos ocupantes e proprietário. Desta forma, pretende-se tornar a avaliação da implementação de medidas de eficiência energética em edifícios existentes num processo 60% mais eficiente.

As recomendações do RetroSiM foram já implementadas num caso de estudo em Coimbra, estando já a decorrer um segundo estudo-piloto cujo objectivo é mostrar as capacidades da plataforma em edifícios comerciais.

Ehsan Asadi é o fundador desta plataforma. O conceito do RetroSiM surgiu durante o seu doutoramento, quando Asadi desenvolveu uma metodologia que utiliza técnicas de modelação e optimização para avaliar as escolhas tecnológicas disponíveis para um determinado edifícios. O projecto conta ainda com Diogo Silva (engenheiro mecânico), André Oliveira (especialista em gestão) e Bruno Bueno (doutorado pelo MIT e especialista em construção de simulações de consumos energéticos). Durante o processo de desenvolvimento da plataforma, a equipa contou também com a colaboração de Leon Glicksman, professor de Tecnologia de Construção e Engenharia Mecânica do MIT; Manuel Carlos Gameiro da Silva, co-fundador do grupo WSBP e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra; e Carlos Henggeler Antunes, professor de Investigação Operacional da Universidade de Coimbra.

O projecto foi já distinguido com a menção honrosa na categoria de Energia Sustentável e Transportes da venture competition Building Global Innovators (uma iniciativa do MIT e ISCTE-IUL, juntamente com a MIT School of Engeneering, Deshpande Center e Sloan Business School).

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições