2018-07-26
ADENE e EPAL juntam-se na promoção da eficiência hídrica dos edifícios
David Alvito

A ADENE, Agência para a Energia, e a EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres, juntaram-se para promover a eficiência hídrica nos edifícios através da publicação de um e-Book.

 

A iniciativa, apoiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, e em parceria com a ANQIP, Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, surgiu com a finalidade de apresentar soluções que se apresentem primordiais no objetivo claro de melhorar e otimizar a eficiência hídrica, especialmente no setor residencial.

 

Em Portugal, de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) há cerca de um ano, os gastos das famílias com água, gás, luz e habitação, em termos mensais e anuais, situam-se em cerca de 30%. Assim, torna-se premente a adoção de medidas de eficiência (adoção de sistemas de utilização de água mais eficientes, utilizando tecnologias e soluções já disponíveis no mercado) que, segundo alguns estudos, permitirão uma poupança de água de cerca de 30%, quer a nível nacional, quer a nível da União Europeia (UE).  

 

O Guia Aqua eXperience, que surgiu no seguimento do projecto Aqua eXperiente, uma iniciativa de sensibilização para alteração dos hábitos de consumo de água, tem o público em geral como público-alvo e coloca-se na linha da frente na divulgação da importância da eficiência hídrica e da informação sobre soluções e medidas para uma utilização mais eficiente, inteligente e económica da água nos edifícios.

 

É premente a adopção de medidas, por parte dos consumidores, que potenciem a eficiência hídrica dos edifícios. No limite, uma maior eficiência em termos hídricos materializar-se-á num aumento do conforto e da qualidade da água, o que levará a uma menor factura em termos energéticos e de água, para além de se revelar de extrema importância na questão da preservação dos parcos recursos hídricos, levando as cidades e as comunidades a adaptarem-se a situações de seca e escassez de água.

Para ter acesso ao guia Aqua eXperience visite o portal da iniciativa, disponível em www.aquaexperience.pt.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições