2017-09-14
Os materiais de isolamento Armaflex minimizam o risco de corrosão sob o isolamento
Armacell

O teste desenvolvido pelo instituto TNO-ENDURES (Alemanha) é o primeiro método padronizado de inspeção de materiais de isolamento, quanto à sua influência no risco de corrosão. Mesmo sob as mais exigentes condições offshore, o material de isolamento de estrutura celular fechada Armaflex reduz o risco de corrosão graças à sua barreira integrada contra o vapor de água. O resultado deste teste confirma os excelentes resultados obtidos com os materiais de isolamento elastomérico da Armacell, durante décadas, em todo o mundo.

 

A corrosão sob o isolamento custa vários milhões à economia global

A corrosão nunca dorme – cerca de 40% da produção mundial de aço é utilizada para substituir peças destruídas pela ferrugem. A Organização Mundial da Corrosão estima que os danos provocados pela corrosão possam custar, anualmente, à economia global 2,2 biliões de dólares – o que corresponde a 3% do PIB mundial. Todos os anos, cerca de 45% dos custos – aproximadamente 1 bilião de dólares americanos – provêm do setor do óleo, gás e da petroquímica.

De acordo com um estudo realizado pela empresa norte-americana ExxonMobil Chemical, 40 a 60% dos custos de manutenção das tubagens devem-se à corrosão sob o isolamento. A corrosão é mesmo a principal causa dos encerramentos não planeados das instalações e é responsável por um tempo de inatividade mais longo do que todas as outras causas juntas. Em casos extremos, as fugas resultantes da corrosão podem provocar incêndios ou explosões, colocando vidas humanas em perigo.

 

Os sistemas de isolamento adequados minimizam o risco de corrosão

A corrosão sob o isolamento é insidiosa: os processos ocorrem de forma oculta, por baixo do isolamento, e são frequentemente detetados quando já provocaram danos extensos. O isolamento por si só não protege os componentes da instalação contra a corrosão, mas os sistemas de isolamento adequados podem ajudar eficazmente à proteção contra a corrosão. A seleção do material determina se o isolamento irá minimizar o risco de corrosão ou favorecer os processos de corrosão. 

 

Pode transferir um folheto detalhado sobre o estudo em:

http://www.armacell.com/oilandgas/cui

 

A vida útil longa dos sistemas de isolamento elastomérico

O teste de corrosão sob o isolamento confirma os excelentes resultados obtidos com os materiais de isolamento Armaflex, durante décadas, em todo o mundo. O material de isolamento de estrutura celular fechada, com baixa condutividade térmica e elevada resistência à transmissão de vapor de água, proporciona aos componentes das instalações uma proteção duradoura contra a condensação e as perdas de energia.

O material altamente flexível ajusta-se na perfeição à volta dos componentes mais complexos e pode ser facilmente instalado, mesmo sob condições extremas, no local de construção. Como constatado frequentemente durante o trabalho de manutenção, uma instalação com isolamento Armaflex não apresenta quaisquer sinais de corrosão, mesmo décadas após a sua instalação. Testes internos e externos demonstraram que, mesmo após 20 anos, o isolamento Armaflex mantém as características garantidas no momento do fabrico. Para garantir uma vida útil longa do sistema de isolamento, não só é essencial que a espessura do isolamento seja calculada corretamente e os acessórios mais adequados sejam utilizados, mas também que os materiais sejam instalados de forma profissional, seguindo as instruções do fabricante.

 

Legenda foto

(Sem corrosão sob o isolamento): Os materiais de isolamento Armaflex minimizam o risco de corrosão: mesmo quando instalados há mais de 20 anos, os componentes das instalações com isolamento Armaflex não apresentam quaisquer sinais de corrosão.

(Fotografia: Armacell)

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições