2018-05-07
LabelPack A+ lança campanha #checkyourheating
David Alvito

O projecto LabelPack A+, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Horizonte 2020, vai apresentar uma campanha de informação e promoção de troca de equipamentos de aquecimento por outros mais eficientes. A acção, denominada “#CheckYourHeating” (em português, “Verifique o seu Aquecimento”), irá decorrer entre os meses de Maio e Junho e é direccionada para os consumidores particulares que desejem trocar os antigos equipamentos de aquecimento ou aquecedores de água.

Actualmente, as etiquetas disponibilizadas nos equipamentos seguem uma escala colorida, que vai de G, o menos eficiente, até A+++, o mais eficiente, e apenas os sistemas mais eficientes que incorporem energias renováveis podem ambicionar a categoria A+ ou superior. No entanto, existe ainda pouca exigência por parte do consumidor final, na altura de escolher o equipamento, o que leva a uma decisão menos eficiente por parte dos instaladores. Isso mesmo é reconhecido pelo secretário-geral da Solar Heat Europe, Pedro Dias, que sublinhou que, apesar da nova regulamentação sobre etiquetagem energética, implementada em todos os países da União Europeia em 2015, “os consumidores raramente têm em atenção as etiquetas energéticas nos novos sistemas de aquecimento. Essa questão raramente é tida em conta na altura de adquirir um novo equipamento”.


A #CheckYourHeating decorrerá em sete países e será acompanhada por um concurso intitulado “selfie challenge”, no qual consumidores e instaladores são desafiados a tirarem fotografias junto de equipamentos recentemente instalados, onde a etiqueta energética seja bem visível. Os prémios vão desde um drone até kits para crianças e entradas para a Intersolar Europe Trade Show, que terá lugar em Munique, entre os dias 20 e 22 de Junho.


Recorde-se que o projeto LabelPack A+  é um programa integrado no Horizonte 2020 e tem como propósito apoiar e dinamizar a entrada em vigor da regulamentação de aquecimento, com a produção de diversos materiais de informação e formação de apoio a profissionais e consumidores.

O projecto é desenvolvido por cerca de 11 parceiros, em seis países. Em Portugal o consórcio é composto pela ADENE – Agência Portuguesa para a Energia), APISOLAR (Associação Portuguesa de Energia Solar) e DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).

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