2018-12-05
Daikin reforça segmento de equipamentos de refrigeração com compra da austríaca AHT Cooling
David Alvito

A Daikin é a nova proprietária da AHT Cooling, uma empresa austríaca que se dedica ao fabrico de refrigeradores para uso comercial. De acordo com a empresa japonesa, o negócio foi feito por mil milhões de dólares, aproximadamente 881 milhões de euros.


A AHT Cooling, que pertencia à empresa britânica de investimentos Bridgepoint, dedica-se ao desenvolvimento, fabrico e venda de equipamentos de refrigeração e congelação específicos para revendedores de produtos alimentares e é líder no seu segmento devido à constante procura e lançamento de novos produtos, através de inovadoras tecnologias. A empresa tem uma vasta rede de clientes, que inclui as maiores cadeias mundiais de retalho alimentar.


Com esta operação, que deverá ser confirmada em Janeiro de 2019 para poder cumprir com as necessárias autorizações, a Daikin espera complementar o seu catálogo com os equipamentos disponibilizados pela AHT, permitindo à empresa japonesa providenciar uma oferta conjunta em termos de ar condicionado e refrigeração.


A Daikin pretende, igualmente, sedimentar a sua base de negócio na Europa e promover uma expansão no segmento da refrigeração nos Estados Unidos e na Ásia, onde se verifica um aumento em termos de população e crescimento económico.


A japonesa estabeleceu um plano intitulado “Fusion 20”, no qual definiu as prioridades de modo a expandir o segmento de refrigeração e ir ao encontro da regulação ambiental em termos de poupança energética e gases refrigerantes. Em 2016, como parte deste plano, a empresa de Osaka adquiriu a italiana Zanotti, alargando o seu core business aos equipamentos de refrigeração industrial para processamento e armazenamento de alimentos.


O mercado dos equipamentos de refrigeração vale, a nível global, quase 31 mil milhões de euros. Em termos europeus, o mercado tem uma dimensão aproximada de 4 mil milhões de euros, sendo ultrapassado apenas pelo mercado norte-americano.


ASSINE JÁ
aceito os termos e condições