2018-07-06
ECOENE, a plataforma inovadora para compra de energia eléctrica
David Alvito

A empresa nacional Energia Simples desenvolveu uma plataforma arrojada para compra e venda de energia eléctrica. O novo projecto, denominado ECOENE, pretende colocar os cidadãos interessados em comprar energia eléctrica a adquiri-la directamente de qualquer produtor em Portugal que disponibilize electricidade a clientes finais na plataforma.

 

Através desta plataforma, o consumidor, particular ou empresarial, poderá escolher a origem da sua energia renovável (eólica, mini-hídrica ou solar), e a qualquer escala (grandes ou pequenos produtores de energia eléctrica), estando assim a contribuir e a participar numa verdadeira revolução energética, sem intermediários e totalmente transparente.

 

A Energia Simples aposta, desta forma, numa nova iniciativa, que lhe permite continuar a cimentar o caminho de ascensão que tem vindo a assumir nos últimos tempos. A empresa, que pertence à marca PH Energia Lda, foi fundada em 2014 e, em apenas três anos, atingiu mais de 100 milhões de euros de volume de negócios, um número impressionante quando comparado com 2016, quando este foi de apenas 41 milhões de euros.

 

Segundo Manuel Azevedo, co-fundador da Energia simples, “2017 foi um ano cheio de sucesso para a Energia Simples. O crescimento que atingimos este ano é a prova da qualidade e da transparência da nossa oferta e do facto de nos diferenciarmos no mercado”.

 

Até ao momento, a Energia Simples já conta com quase 20 mil clientes, 760 GWh (Gigawatt-hora) de energia vendida e 30 GWh de gás vendido, o que representa um crescimento de cerca de 147,91 %.

 

Para o futuro, Manuel Azevedo já definiu os objectivos: continuar a crescer e apostar, cada vez mais, na internacionalização. “Vamos, claramente, continuar a crescer em Clientes, em projectos e em equipa, pretendemos manter o crescimento, reforçando, simultaneamente, os projectos de I&D, bem como novas parcerias que solidifiquem a nossa visão sustentável e renovável no mercado, bem como consolidem a nossa presença em Espanha”, destacou o responsável. Em Espanha, a Energia Simples já conta com 1000 clientes e 100 GWh de energia, o que se traduziu, em 2017, em 5 milhões de euros de facturação.

 

Para além do ECOENE, este ano, a Energia Simples desenvolveu igualmente outras iniciativas, como a integração no projecto inteGRIDy, que permitirá uma maior eficiência na utilização energética, através das mais inovadoras tecnologias de ponta. A iniciativa, de âmbito europeu, é constituída por dez projectos piloto e agrega vários parceiros, desde indústria, academia e entidades relacionadas com inovação científica e tecnológica, com o objectivo de contribuir para uma descarbonização da economia, através da rede eléctrica, e de promover a utilização de energias provenientes de fontes renováveis. Em Portugal, o projecto tem como objectivo instalar, na câmara municipal de Lisboa, sistemas de redução de consumo de energia eléctrica, através de equipamentos de previsão de energia produzida por uma central fotovoltaica, por forma a garantir mais energia eléctrica e menos carga na rede.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições