2017-12-04
7 Top Trends EY: a digitalização é a grande tendência do sector energético

A 2ª edição do Beyond - Portugal Digital Revolutions deu a conhecer, no passado mês de Novembro, as sete grandes tendências para o sector energético. O pódio foi conquistado pela Digitalização, que alcançou o primeiro lugar, seguindo-se a Descarbonização e a Electrificação.

 

A transformação digital é, hoje, uma realidade transversal a toda a cadeia de valor da energia com o potencial de operar uma transformação radical na comunicação, em tempo real, entre a indústria e o cliente. Foi precisamente o seu carácter crescentemente transversal a colocar a Digitalização no topo das tendências do sector da energia. A proliferação e a integração de várias tecnologias, relacionadas com a Internet das Coisas (IoT), com a automação, tratamento de dados e redes sociais fazem da digitalização um dos mais importantes processos de transformação que o sector da energia tem sofrido.

 

A Descarbonização, impulsionada pelas exigências cada vez mais apertadas em matéria de emissões e pela aposta na produção de energia através de fontes renováveis, ascendeu ao segundo posto da classificação, tendo sido seguida pela Electrificação, hoje uma tendência motivada pela crescente importância da energia eléctrica face a outras formas de energia. Aqui, o carro eléctrico é exemplo paradigmático do rumo actual - dos motores de combustão interna para os motores eléctricos. Um outro exemplo a justificar o posicionamento cimeiro da electrificação é o caso das bombas de calor, que têm vindo a substituir caldeiras a gás.

 

Já a Eficiência Energética ficou-se pela quarta posição, tendo vindo a assumir uma importância ímpar, fruto das preocupações ligadas à racionalidade nos consumos de energia e à tomada de consciência dos mercados residencial e industrial, mas também do sector dos transportes.

 

Nos quinto, sexto e séptimo lugares, ficaram o Poder do consumidor, que hoje produz, armazena e vende energia, a Diversidade concorrencial, com o aparecimento de novos serviços e novos players no mercado a fazerem uso das novas capacidades digitais, e, por fim, a Competitividade, notada pela solidificação da posição das energias renováveis enquanto opção verdadeiramente competitiva face às fontes de energia convencionais.

 

A sessão do Beyond - Portugal Digital Revolutions subordinada ao tema da energia, realizou-se no passado dia 16 de Novembro. A 2ª edição do Beyond - Portugal Digital Revolutions, organizada pela EY (ex-Ernst & Young) arrancou no dia 17 de Outubro, com as conferências de Saúde e Turismo, e termina no próximo dia 12 de Dezembro, com uma conferência final, na qual serão apresentadas as principais conclusões das sessões anteriormente realizadas.

de Novembro.a

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições