2016-04-11
Landlab: É possível construir com vegetação!
António Barbosa

De 4 a 7 de Maio, a FIL – Feira Internacional de Lisboa recebe mais uma edição da Tektónica, uma das principais feiras de construção a realizar-se em Portugal. Este ano, fomos conhecer o que as empresas do sector da eficiência energética nos edifícios vão ter em exposição no certame e revelamos-lhe as principais novidades.

 

Landlab

 

Presente no mercado desde 2008, a Landlab especializa-se em soluções construtivas para espaços verdes e construção sustentável. Para a Tektónica, a empresa apresenta como produto charme o sistema de coberturas ajardinadas da marca alemã ZinCo.

 

As coberturas verdes ajardinadas consistem num sistema artificial de construção de coberturas de edifícios, habitações ou mesmo estruturas de apoio, sobre as quais são aplicados diversos tipos de materiais, nomeadamente vegetação, que permite o correcto funcionamento do mesmo e tirar partido das suas enormes vantagens ao nível arquitectónico, estético e ambiental.

 

As coberturas verdes arrefecem e aumentam os índices de humidade no ar circundante. Deste modo, criam um microclima benéfico nas áreas urbanas onde se inserem. Por outro lado, as coberturas permitem reter grande parte da água da chuva (até 80
%) diminuindo o risco de inundação.

 

Outra vantagem significativa deste sistema construtivo consiste na sua elevada capacidade de isolamento. As áreas ajardinadas são bons isolantes acústicos naturais. Pode reduzir a reflexão do som até 3 dB e aumentando o isolamento sonoro até 8 dB, sendo ideais em construções próximas de aeroportos e zonas industriais.

 

Em termos de desempenho energético, as coberturas verdes têm a capacidade de atenuar os extremos de temperatura e melhorar o desempenho energético dos edifícios (até 75%de poupança de energia).

 

O sistema permite ainda a instalação de painéis fotovoltaicos e sistemas de aquecimento de águas por via solar. Inclusive as coberturas ajardinadas acrescentam espaço adicional (que pode ser transformado, por exemplo, num agradável jardim ou numa horta). Em declarações, a arquitecta paisagística da Landlab, Ana Mesquita, refere que a aplicação destes sistemas “será o caminho para as cidades sustentáveis no futuro”.

 

A empresa também terá em exposição outros sistemas, nomeadamente os painéis e paredes verdes, barreiras acústicas e sistemas de drenagem e filtragem de águas pluviais.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições