2017-10-13
O projeto de climatização em BIM
Top Informática

O CYPE constitui a mais poderosa e extensa biblioteca de software vocacionado para o projeto de edifícios. Potentes algoritmos de cálculo têm sido construídos ao longo de décadas, por especialistas das mais diversas áreas, fazendo do CYPE a primeira referência em software de Arquitetura, Engenharia e Construção.

 

O conceito BIM está patente nos softwares CYPE desde 2009, através da integração das várias especialidades e da interoperabilidade, permitindo a conceção do modelo BIM bem como a geração automática de documentos relativos às distintas fases do ciclo de vida dos edifícios.

 

A Top apresentou recentemente em Portugal o CYPE com tecnologia Open BIM, segundo a qual é possível trabalhar na plataforma BIMserver.center, apresentando o modelo BIM federado com os vários modelos resultantes do projeto de cada especialidade, entre os quais se encontra o modelo de Climatização proporcionado pelo software CYPETHERM HVAC.

 

O CYPETHERM HVAC calcula, dimensiona e desenha instalações de climatização (aquecimento, ventilação e ar condicionado), através da realização do esquema de princípio, segundo os requisitos ASHRAE, e do traçado da instalação.

 

É uma aplicação integrada no fluxo de trabalho CYPE - Open BIM, permite a importação de modelos de arquitetura BIM gerados num programa de arquitetura ou no CYPE - IFC Builder, assim como outros ficheiros de informação IFC. São exemplo os ficheiros gerados pelo CYPETHERM LOADS com informação relevante dos compartimentos, como as cargas térmicas, utilizadas para o dimensionamento dos equipamentos. O projetista pode concluir o projeto com a exportação das instalações projetadas e dos equipamentos dispostos nas plantas para o modelo BIM, através do standard IFC4, e a impressão das peças escritas e desenhadas.


 O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/instituição em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições