2018-04-16
Amarante recebe Terceiro Fórum Transnacional do Rehabilite
David Alvito

A cidade de Amarante recebe, a 25 de Maio, o Terceiro Fórum Transnacional do projecto Rehabilite, uma iniciativa europeia co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que tem como principais objectivos a valorização das políticas públicas de Eficiência Energética e do uso de Energias Renováveis em edifícios públicos e de habitação e impulsionar o sector da reabilitação urbana.


O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira (CCA) foi o escolhido para acolher o evento, que conta com a comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa como membro. Este ano o encontro terá como tema “Reabilitação Energética: contexto e instrumentos de financiamento inovadores de suporte à transição energética”, e contará com a presença de várias personalidades especializadas na área, que irão debater as políticas de eficiência energética em Portugal e as soluções financeiras, disponíveis no mercado, direccionadas para esta questão. O objectivo do Fórum passa por divulgar os vários instrumentos de financiamento disponíveis aos players do mercado no espaço SUDOE (Portugal, Espanha e França).


O projecto Rehabilite pretende sinalizar e divulgar os instrumentos financeiros que se coloquem na linha da frente do investimento para a reabilitação de imóveis privados e edifícios públicos. O programa propõe-se apoiar o financiamento da reabilitação energética por intermédio de fundos europeus de investimento, do apoio técnico e da formação.


Recorde-se que o Governo português lançou, há poucos dias, o Programa Casa Eficiente 2020, com vista a financiar o desenvolvimento de pequenas obras, com vista a melhorar a eficiência energética das habitações. O instrumento contempla uma linha de crédito de 200 milhões de euros, com condições mais favoráveis relativamente às que são praticadas no mercado, e que permitirão aos proprietários, tornar os imóveis mais eficientes em termos energéticos, hídricos e de aproveitamento de resíduos.

Todo o programa completo poderá consultado no portal  http://api.cimtamegaesousa.pt/files/download/528


As inscrições, apesar de gratuitas, são obrigatórias e poderão ser confirmadas neste link.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições