2019-05-14
O que há de smart no mercado?
Filipa Cardoso

Incorporar novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas soluções de AVAC começa a fazer parte da receita de qualquer fabricante que queira ser bem-sucedido. À evolução tecnológica junta-se um cliente cada vez mais exigente, que quer estar sempre on-line e que procura soluções à medida. Veja como as empresas estão a responder a estas solicitações*.

 

KLIMADOMOTIC: Solução tecnológica e eficiente de controlo da temperatura à distância

 

Focada no conceito “edifício inteligente”, a Giacomini lançou recentemente a tecnologia Klimadomotic, uma solução no âmbito da climatização, que permite controlar a temperatura e humidade relativa remotamente, em sistemas de aquecimento e arrefecimento por superfícies radiantes.

 

Com a app Giacomini, incorporada na solução e adaptada a qualquer dispositivo móvel, é possível regular, em qualquer local e de forma simples e segura, o clima ambiente de cada uma das áreas de um determinado espaço, seja casa, seja escritório, igreja ou escola.

 

O Klimadomotic, que agrega, entre outros equipamentos, unidades de termorregulação e tecnologia wireless LoRa e ZigBee, responde de forma assertiva ao atual ciclo de inovação e advento tecnológico, no âmbito da climatização e gestão de energia nos edifícios, assegurando benefícios de elevado impacto.

 

Em prol do conforto térmico e bem-estar, o Klimadomotic garante a redução e otimização dos consumos de energia, proporcionando maior eficiência e, por inerência, poupança e sustentabilidade superiores.  

(Giacomini Portugal)

 

Edifícios Inteligentes OCRAMclima Solutions: maior segurança e conforto, a um menor custo

 

A OCRAMclima Solutions comercializa soluções de Gestão Técnica Centralizada feitas à medida, para criar edifícios inteligentes. Inicialmente pensado para gerir as instalações de AVAC, o sistema da OCRAMclima Solutions incorpora hoje protocolos para interligar todos os equipamentos e monitorizar também energia, água quente, iluminação, segurança, etc. A interface intuitiva da GTC facilita a monitorização de todo o edifício e a interação simples com os diferentes sistemas através de um ecrã de computador, tablet ou smartphone. Tem alarmes que sinalizam erros e necessidades de intervenção; exibe gráficos e indicadores que permitem visualizar dados sobre consumos ou tendências e assegura um desempenho energético coerente com a mais recente legislação para os edifícios.

 

Com design e dimensões flexíveis, é um investimento que se traduz na redução efectiva dos custos de manutenção. Graças à gestão eficiente de todos os recursos, ganha-se no conforto e na segurança de todos os ocupantes. 

(OCRAMclima)

 

Informação e ferramentas online Mitsubishi Electric

 

A aposta da Mitsubishi Electric na utilização das TIC baseia-se em dois objectivos principais:

Tornar mais cómoda e eficiente a utilização dos sistemas de climatização;

Dotar os profissionais com ferramentas digitais que facilitem o seu trabalho diário.

 

A gama de sistemas Melans, pioneira mundial na utilização da internet no controlo de instalações de ar condicionado, inclui todo o tipo de controladores, além de sistemas para integração com domótica e gestão de edifícios. E, ainda, a solução MELCloud, um sistema de controlo de ar condicionado e de AQS, por Wi-Fi, através de um PC, tablet ou smartphone, com ligação à internet.

 

Entre as ferramentas para profissionais, merecem menção a APP “ME Engineer”, com múltiplas funções, como diagnóstico, cálculo de carga de fluido frigorígeno, valores de sondas de temperaturas, configuração de interface Wi-Fi e muito mais… e a APP de realidade virtual “MEview3D”, que permite mostrar, num smartphone ou tablet, o resultado visual da instalação de uma unidade interior de ar condicionado, antes desta estar instalada.

 

Finalmente, a informação comercial está disponível 24/365 no website e no canal da Mitsubishi Electric Portugal, no Youtube, encontram-se os vídeos dos produtos da marca. 

(Mitsubishi Electric Portugal)

 

Soluções LG

 

A LG é mundialmente reconhecida por apresentar tecnologias de ponta que tenham como prioridade as necessidades dos consumidores. Neste contexto, a empresa desenvolveu a solução VRF (Fluxo Refrigerante Variável) MULTI V 5, utilizando o Dual Sensing Control exclusivo da LG, cuja vantagem estratégica e inovadora consiste em ajudar a criar um ambiente confortável com um menor consumo energético através da percepção e controlo autónomos dos níveis de temperatura e humidade.

 

No mundo do Ar Condicionado, a LG desenvolveu o ACP 5. Este novo e inovador equipamento de controlo de quinta geração incorpora as mais inovadoras tecnologias da LG, um excepcional smart management system, uma maior capacidade e características desenhadas para aumentar a eficiência operacional.

 

A configuração e controlo intuitivo do ACP 5 permite aos utilizadores operar o sistema remotamente, a partir de um PC, tablet ou smartphone, de forma a ajustar rapidamente o consumo de energia, minimizando ineficiências e reduzindo custos. 

(LG)

 

 

*Textos são da responsabilidade das empresas em questão. Para esta secção foram contactadas diversas empresas do sector.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições